Limão no Xarope - Pode não ser uma boa

Para discussão sobre Alimentação.

Limão no Xarope - Pode não ser uma boa

Mensagempor AlexandreSC » 19 Nov 2017, 17:45

Olá a todos.

Comecei agora no fórum e também com a criação de ASF.
Meu primeiro enxame eu adquiri com um amigo, são MQQ.
Obviamente estou vasculhando toda a internet e procurando adquirir o máximo de conhecimento possível.
Uma das coisas que me preocupo é com a alimentação, quero garantir que minhas pequeninas, estejam sempre bem fortes.
Vi várias receitas de xaropes e constatei que a base é a mesma.
Como sou muito curioso, eu coloquei uma cadeira próxima a caixa e fico observando o entra e sai das campeiras.
O enxame ainda me parece pequeno, é resultado de uma divisão a mais ou menos 1 mês.
Esse entra e sai de campeiras possui um volume baixo, chega a passar 3 minutos ou mais sem entrar ou sair uma abelha sequer.
Andei ministrando algumas formulações de xarope, elas consomem tudo, mas o que me chamou bastante a atenção foi que quando eu resolvi oferecer a formulação de açúcar cristal + água + mel apis + limão + complexo vitamínico, elas pareciam adorar, praticamente o ninho inteiro passou a ir de encontro com o pote de alimento.
Eu adorei isso, pois tive a impressão de que finalmente havia acertado em algo que elas apreciassem muito.
Como gosto muito de animais e estou acostumado a acariciar e manter um contato mais direto, assim como cães e gatos, resolvi colocar uma gota deste alimento no meu dedo e aproximar da entrada da caixa.
Em pouco tempo minha mão e a minha volta estavam cheias de abelhas.
Achei o máximo!!!!
Mas uma coisa me veio a cabeça e eu gostaria de compartilhar com todos.
Quando uma colônia sofre o ataque das abelhas limão, estas exalam o cheiro de limão.
Quando eu adiciono limão ao xarope, este também exala um cheiro de limão, mesmo que bem fraco ou imperceptível aos humanos.
Talvez isso explique a agitação que tenho notado quando ofereço este xarope com o limão.
Agora pensem comigo.
Se eu condiciono as abelhinhas que quando elas sentirem cheiro de limão é alimento, quando elas forem atacadas por abelhas limão, pode ser que elas não reajam como deveriam.
Alguém já teve esta experiência ou observou algo semelhante ao caso que eu relato?
Estou correto na minha análise?
Em princípio o limão é colocado com a função de conservante no xarope.
Não entendo de química mas em princípio penso que o malefício do condicionamento das abelhas pode ser muitas vezes pior que o benefício que ele proporciona como conservante.

Att

AlexandreSC
AlexandreSC

Voltar para Alimentação